CNM - COnfederação Nacional de Município

Prefeitos e prefeitas,

levem a pauta municipalista até aquele
que é seu principal aliado e parceiro:

o povo.

Baixe todos os spots de rádio

De 20 a 24 de março,
promova ações
no seu município.

Home > Cidade paraibana dialoga com a comunidade durante campanha Viva seu Município

Cidade paraibana dialoga com a comunidade durante campanha Viva seu Município

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google +
23 de março de 2017

Pref. Joca Claudino/PBLocalizado há mais de 450 quilômetros da capital paraibana, o Município de Joca Claudino tem sido mais um a somar esforços por meio da campanha Viva seu Município. Há pouco menos de 100 dias à frente da nova gestão, a prefeita da cidade, Jordhanna Lopes, tem buscado estreitar os laços com a comunidade local, uma das principais propostas da campanha da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ao longo dos últimos anos, as cidades brasileiras vêm experimentando os perversos efeitos da crise sobre a administração municipal. Além da dificuldade em desenvolver e executar as políticas públicas, centenas de prefeitos de todo o país relatam a incompreensão da comunidade nesse momento de enxugamento de gastos.

É nesse contexto que surge a campanha Viva seu Município, lançada pela Confederação em 2014. A ideia é mobilizar o cidadão brasileiro para que ele possa compreender os entraves das prefeituras, muitas vezes não revelados pela mídia. Na edição deste ano, a entidade tem orientado os gestores que dialoguem com a comunidade, apresentem a atual situação do Município e colham sugestões.

As dicas foram seguidas pela prefeita de Joca Claudino, que tem trabalhado uma aproximação com os moradores da pequena cidade paraibana. Como parte das ações, ela conta sobre a elaboração de uma cartilha com o plano de governo. O documento foi distribuído aos eleitores e àqueles que se dispuseram a conversar sobre as políticas no Município.

Outra forma encontrada pela gestora municipal de fazer essa aproximação foi promover a transparência da gestão pública. “Fomos eleitos e a cultura da participação popular já havia tido sua semente plantada. Já no comando da gestão, temos implementado muitos esforços para democratizar cada vez mais o acesso à informação e às contas públicas”, disse Lopes.

Empoderamento

Ela comentou ainda que tem participado ativamente de diversas reuniões com a comunidade, com o intuito de debater as estratégias a serem desenvolvidas nos próximos anos. “A minha rotina de trabalho baseia-se em visitar constantemente as secretarias e usar qualquer lugar e espaço onde tenha pessoas reunidas para conversar sobre políticas públicas, investimentos e ações da prefeitura”.

E completou: “Estamos colocando a estrutura do Município para funcionar em prol do povo e de informá-lo da melhor maneira possível, para que ele se sinta parte integrante e atuante dessa gestão”. Segundo a gestora, o cidadão precisa “estar empoderado de informação para tomar decisões”.

Um dos próximos passos da campanha será instituir o gabinete itinerante nas comunidades da zona rural de Joca Claudino.

A campanha Viva seu Município é uma iniciativa da CNM e das entidades estaduais e microregionais de Municípios