CNM - COnfederação Nacional de Município

Prefeitos e prefeitas,

levem a pauta municipalista até aquele
que é seu principal aliado e parceiro:

o povo.

Baixe todos os spots de rádio

De 20 a 24 de março,
promova ações
no seu município.

Home > Viva seu Município mobiliza comunidade no Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google +
27 de março de 2017

Pref. Nova Tebas/PREntre os dias 20 e 24 de março, dezenas de cidades brasileiras somaram esforços à campanha Viva seu Município deste ano. A iniciativa, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), teve como foco apresentar os gargalos da administração local e colher sugestões da comunidade, considerando o elevado número de novos gestores à frente das prefeituras em 2017.

Na região Sul do país, a mobilização foi intensa nos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Em Janiópolis (PR), o prefeito Leopoldo Heitor Costa, atendeu ao chamado da Confederação e no dia 23 de março levou o gabinete às ruas, em um momento de aproximação com a comunidade. A praça da Igreja Matriz foi o local escolhido para o diálogo.

Com faixas e cartazes da campanha, o prefeito apresentou um balanço do Município e os desafios enfrentados pela cidade que possui pouco mais de seis mil habitantes. Ele esteve acompanhado de seus secretários municipais para tirar dúvidas da comunidade em áreas específicas da administração local.

A cerca de 126 quilômetros de distância, outra cidade paranaense também deu exemplo no engajamento à campanha Viva seu Município. Nova Tebas fez do dia 23 de março o momento alto de suas ações, desenvolvidas em três etapas. A primeira delas envolveu uma reunião com secretários municipais e representantes do poder Legislativo. Na ocasião, o prefeito Clodoaldo Fernandes apresentou um retrato do Município, por meio das receitas e despesas, além das ações realizadas por cada secretaria.

Na segunda etapa da campanha, foram mobilizados os diretores das escolas estaduais e municipais, onde estiveram em pauta os temas ligados ao transporte e à merenda escolar. Para finalizar, o gestor municipal reservou na programação um espaço para o diálogo com a comunidade.

Rio Grande do Sul

Ainda na região Sul do país, o Município de Venâncio Aires (RS) foi mais um a aderir à mobilização da CNM. A cidade gaúcha utilizou das redes sociais para apresentar a campanha e convocar a população a fazer parte do movimento.

O prefeito Giovane Wickert abriu as portas de seu gabinete para receber a comunidade e conversar sobre os motivos que levam as prefeituras ao cenário de crise. Novamente, os secretários municipais estiveram presentes para auxiliar no encontro. As sugestões foram colhidas e anotadas.

Minas Gerais

A campanha Viva seu Município também ressoou na cidade mineira de Ouro Branco. A mobilização ocorreu em conjunto com a 227ª assembleia da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), no dia 24 de março. O presidente da entidade, Mário Leão Dutra, esteve reunido com parlamentares para tratar de assuntos ligados à habitação, iluminação pública e o planejamento da área industrial da região.

Em seguida, o Município realizou a caravana social, que teve como parte das atividades a prestação de contas à comunidade. Os moradores tiveram um momento para conversar com a equipe da prefeitura por meio de áreas como Saúde, Desenvolvimento Social e Defesa Civil. A administração local listou as reivindicações da comunidade e mostrou os projetos que devem ser implementados nos próximos quatro anos.

Balanço da campanha

Desde o início da campanha, em fevereiro, a iniciativa da Confederação mobilizou prefeituras em, pelo menos, sete Estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. A entidade ainda está recebendo os registros das ações da campanha Viva seu Município deste ano.

Se a sua cidade fez parte do movimento, não deixe de enviar os materiais para o e-mail: vivaseumunicipio@cnm.org.br. As fotos irão compor a galeria da CNM e serão apresentadas durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Confira abaixo os principais registros:

Viva seu Município

A campanha Viva seu Município é uma iniciativa da CNM e das entidades estaduais e microregionais de Municípios