Assomasul intensifica apoio à campanha Viva seu Município

Quarta, 25 de fevereiro de 2015.

AssomasulA  Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) reforça a campanha Viva seu Município, liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Durante reunião ocorrida na terça-feira, 24 de fevereiro, em Campo Grande, o presidente Juvenal Neto aconselhou os 62 prefeitos presentes a mostrar à população de seus Municípios a difícil situação financeira decorrente da crise econômica nacional com reflexo negativo na contabilidade das prefeituras. A ideia é mostrar a realidade financeira de cada Município por meio da imprensa, cartazes, faixas e outros meios de divulgação.

No encontro, Neto lembrou que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, pediu a união de todos em uma “corrente” para enfrentar uma crise que tende a piorar.

Viva seu Município
A campanha Viva seu Município foi desencadeada no dia do Municipalismo, 23 de fevereiro e se estenderá até sexta-feira, 27 de fevereiro. A CNM tem alertado que a crise foi agravada em 2015 por fatores como seca, acúmulo de atribuições das prefeituras em relação ao Estado e à União, além de atrasos nos repasses federais.

A queda nos repasses constitucionais, como FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um dos principais motivos da crise financeira nos cofres públicos municipais.

Inocência
O prefeito de Inocência, Toninho da Cofapi, foi um dos primeiros a encampar a campanha organizada pela Confederação. Além de veicular spots nas rádios locais com mensagem do presidente da CNM, o prefeito também gravou áudio para mostrar a realidade de seu Município à população.

Com pouco mais de 7 mil habitantes, Inocência é um dos Municípios sul-mato-grossenses que sofrem com a crise econômica, uma vez que sobrevivem basicamente das transferências constitucionais.

Da Agência CNM, com informação da Assomasul