Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Hoje é o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro; aposte, confie e Viva seu Município

Terça, 23 de fevereiro de 2016.

23022016_dia_do_municipalismo-TPHoje, 23 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. E durante toda esta semana, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a Semana Nacional do Municipalismo. O objetivo é que entre os dias 22 e 26 os gestores municipais promovam ações que envolvam a população na causa municipalista. Este ano o slogan é: “gestão e população unidos contra a crise”.

Com tema de impacto, a iniciativa este ano pretende apresentar aos cidadãos o seu poder de atuação junto aos poderes Legislativo e Executivo, a nível nacional e regional. Através do hotsite da campanha Viva seu Município os gestores podem acessar informações importantes sobre a Semana Municipalista.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a atuação e a força que o municipalismo terá quando a população brasileira reconhecer sua força de atuação, e se unir aos seus governantes locais em busca de soluções.

"Você já deve ter ouvido ou lido algo sobre a crise que atinge a grande maioria dos Municípios há alguns anos. Portanto, não é de agora. Mas, nos últimos anos, alcançou níveis que deixaram os gestores sem qualquer condição de investir em obras que você, cidadão, pede. Os poucos recursos arrecadados pelo Município são empregados em áreas que a União e os Estados deixaram de atender como manda a Constituição", diz a mensagem do líder municipalista na página online da campanha. Ele cita três áreas como exemplo de sua afirmação: Saúde, Educação e Segurança.

Dia do Municipalisto
Desde 2013 a data é lembrada em razão da Lei Federal 12.639/2012. Esta legislação entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e trata do reconhecimento àqueles que buscam políticas públicas que permitam ao cidadão uma vida melhor onde eles vivem, no Município.

A homenagem é fruto do Projeto de Lei 3.907/2008, apresentado pelo deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB). O parlamentar fez parte da direção da Confederação e conhece de perto o movimento municipalista. A proposta dele era reivindicação dos gestores e se tornou realidade.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a data é um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado ao longo dos anos. É um dia para lembrar das conquistas e unir forças para as novas. “Municipalismo forte se faz com a participação de todos”, ressalta a frase que é slogan da entidade.

Viva seu Município
Para orientar os gestores municipais na promoção da campanha um ciclo de mobilização está disponível no hotsite. Ao todo, são seis dicas que podem nortear a promoção da iniciativa. Além disso, dados que comprovam o cenário de crise financeira estão disponíveis para serem apresentados aos moradores dos Municípios.

A primeira informação levantada pela CNM é de que 98.5% das administrações municipais estão sentindo os efeitos da crise. O que tem refletido no pagamento dos servidores e na menor atuação do poder público local.

A entidade sugere ainda a mobilização através das redes sociais Facebook, Twitter e Instagram – com uso da #VivaSeuMunicípio.

Mais informações acesse aqui