Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Mais uma cidade sinaliza participação na campanha Viva seu Município 2017

Quarta, 15 de março de 2017.

Ag. CNMAo longo dos últimos anos, os Municípios brasileiros vêm agonizando com a crise financeira. A situação fica ainda mais grave para as pequenas cidades, como é o caso de Barão de Monte Alto, em Minas Gerais. Durante visita à Confederação Nacional de Municípios (CNM), o gestor Alexandre Moreira conta os principais entraves e como pretende mobilizar a comunidade para a campanha Viva seu Município deste ano.

Com experiência de uma gestão na bagagem, o prefeito vivenciou um dos períodos mais dramáticos da história dos Municípios brasileiros. Em 2014, quando a campanha foi lançada pela CNM, milhares de prefeituras em todo o país buscavam alternativas para sobreviver ao caos financeiro, incluindo Barão de Monte Alto.

“Meu Município é pequeno. Na crise, a arrecadação cai e a gente precisa lidar com aquilo que vem, enquanto as despesas vão só aumentando”, explicou o gestor municipal. Agora, o cenário começa a mudar, segundo ele, mas ainda assim deve demorar para que os Municípios possam “decolar”.

Durante a entrevista, Moreira também sinalizou as áreas afetadas pela desaceleração econômica na cidade mineira. “Principalmente a Saúde, que é um infinito, possui uma dimensão muito grande. A gente vê que a conta não bate. E como a gente está ali no dia a dia com a cidadão, que mora no Município, ficam ainda mais evidentes as dificuldades”, afirmou.

Sobre a campanha

Este ano, a Confederação trouxe novamente a campanha Viva seu Município como forma de estreitar o diálogo com a comunidade, tendo em vista que houve uma grande taxa de renovação das administrações municipais. A ideia é mostrar para a população os verdadeiros motivos da crise. O ponto alto da iniciativa será na próxima semana, no período de 20 a 24 de março, quando ocorrerão mobilizações em todo o país.

No hotsite, criado pela CNM, estão listadas um conjunto de ações que podem ser implementadas pelas prefeituras durante esses dias. Entre elas, promover reuniões com a Assembleia Legislativa, destinar um momento para atender e ouvir as demandas da comunidade, além de conceder entrevistas para os veículos de comunicação locais.

O prefeito mineiro ainda está planejando as atividades que serão desenvolvidas, mas já adiantou que pretende fazer parte da campanha Viva seu Município deste ano.

Acesse o hotsite e saiba mais