Na Semana do Municipaslismo, prefeitos visitam sede da CNM e relatam crise

Quarta, 24 de fevereiro de 2016.

24022016_prefeitapilarNesta terça-feira, 23 de fevereiro, Dia Nacional do Movimento Municipaslita, dois gestores municipais paraibanos visitaram a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e relataram, em tempos de crise, a situação que tem vivenciado seus Municípios.

Além da grave crise financeira e a transferência de competências a prefeitura de Pilar (PB) ainda tem que lidar com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) zerado pela Receita Federal do Brasil (RFB), desde o início deste ano.

A prefeita do Município, Virgina Maria Peixoto Veloso Borges, buscou pela terceira semana seguida orientações na CNM, onde se reuniu com equipe técnica da entidade.

“Hoje dia do Municipalismo, dia muito importante para nós, eu não tenho muito o que comemorar, deste de 2015 que eu enfrento uma situação complicada, em 7 anos de mandato foi a primeira vez que atrasei salário dos professores”, lamentou a gestora.

Corte de gastos
Dentre as medidas tomadas para manter o controle da administração, a prefeita cancelou programas federais e tem deixado de pagar o próprio salário. “Cortamos todos os gastos possíveis e impossíveis”, contou.

24022016_prefeitojuruO prefeito de Juru (PB), João Galvão, falou à Agência CNM que “esse é um dia muito importante  – Dia do Municipalismo – para todos os Municípios brasileiros, apesar de muito sofrimento que temos enfretado por consequencia da crise, mas eu estou engajado e fazendo tudo que posso para amanizar a situação”.

Os gestores aproveitam para confimar presença na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que acontece de 9 a 12 de maio em Brasilia. “Vai ser minha oitava participação na Marcha, não perco por nada. Esse é o momento de nos reunirmos em prol da nossa causa”, enfatizou Virgína Maria.