Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Os prefeitos estão entendendo que a mobilização é o melhor caminho, diz presidente da APPM

Segunda, 23 de fevereiro de 2015.

APPM“Os prefeitos estão entendendo que a mobilização é o melhor caminho para conseguimos alguns benefícios para os nossos Municípios”, disse o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal. Ele se refere a Campanha Viva seu Município, que começou nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, no Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. 

Idealizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a campanha conta com o apoio das entidades estaduais e regionais municipalistas. A Confederação tem alertado que a crise foi agravada em 2015 por fatores como seca, acúmulo de atribuições das prefeituras em relação ao Estado e à União, além de atrasos nos repasses federais. 

De acordo com o representante estadual, a situação é muito complicada e chegou ao estrangulamento das receitas. “Ao longo desses últimos anos, a gente vem absolvendo muitas despesas, e as receitas permanecem as mesmas”, contou Leal. Ele confirmou que “a maioria dos Municípios está com dificuldades financeiras e administrativas”, e disse que a entidade pretende fazer um diagnóstico para mostrar essa realidade a sociedade e a imprensa. 

O Estado é um dos que enfrenta prejuízos com a forte seca que afeta a região. Segundo o presidente da APPM, a produção caiu muito, e além dos impactos econômicos, grande descontrole social foi registrado, inclusive nos repasse do recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). “Por conta da seca, muitas famílias deixaram a região e foram para outras regiões do país”, relatou Leal. Por conta disso, diversos Municípios perderam alunos e estão com o quadro de professores sem alunos. 

Ainda assim, segundo Leal, muitos Município têm que socorrer as vítimas da seca. “São muitos problemas”, finalizou.