Prefeito e secretários de Nova Tebas (PR) mantêm gabinete itinerante após campanha Viva seu Município

Quarta, 27 de fevereiro de 2019.

Nova TebasPelo segundo ano consecutivo, Nova Tebas, na região central do Paraná, esteve mobilizada para a campanha Viva seu Município. Apesar de contar com apenas 7.398 habitantes, a extensão de 544 Km² e aproximadamente 1.600 km de estradas rurais dificultavam a aproximação entre a comunidade e a administração municipal.

Para garantir o envolvimento de todos os moradores, não só os da área urbana, o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos conta que a prefeitura e as oito secretarias adotaram uma prática. “Desde o primeiro ano de mandato temos essa preocupação. Ano passado, fizemos a campanha Viva seu Município e, dali em diante, passamos a instalar o gabinete itinerante em diferentes pontos às sextas ou sábados”, conta. Para oferecer o atendimento a todas as comunidades e coletar as sugestões, eles seguem uma intensa agenda.

Nova TebasOs secretários participam para trocar informações por área, assim como as associações, que ganharam mais força e representatividade com o governo municipal. Para investimentos – dos pequenos aos grandes –, a população é ouvida e opina acerca das prioridades. “Temos muitas associações, principalmente rurais, e, com esse resgate, passamos a tomar decisões com base na demanda. Por exemplo, serão R$ 2 milhões em equipamentos, que serão investidos no que a população precisa e não no que o político deseja”, revela.

Orçamento participativo
Como exemplo, Santos cita o grupo de mulheres que será beneficiado com uma cozinha industrial para profissionalizar a produção e a venda de produtos alimentícios e o conjunto de equipamentos agrícolas, como resfriadores de leite, para os pecuaristas. O prefeito e a secretária de Habitação Meio Ambiente e Turismo, Adriana Tavares Rocha – que enviou a boa prática para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) por meio do site – se orgulham das iniciativas ao destacar os resultados.

Nova tebas celular prefeito“O gabinete está de portas abertas para um diálogo constante. Penso que é melhor as pessoas falarem para a gente do que da gente. Opinar do que falar mal. Tem que movimentar, porque as pessoas não podem se sentir longe da gestão”, argumenta o gestor. Ele inclusive disponibilizou o celular pessoal e o e-mail para quem precisar entrar em contato direto com ele.

“A campanha Viva seu Município facilitou o diálogo com a população explicando a crise do país hoje. Realizamos ações nas academias de saúde, comunidades rurais, encontros de professores e enfermeiros do Município explanando a gestão 2017 e 2018 juntamente com as prestações de contas”, detalhou Adriana. Para a secretária, ao tornar a gestão democrática e participativa, você dá a oportunidade para as pessoas contribuírem com opiniões e sugestões construtivas. As fotos do último evento são a prova disso.

Confira a página do Facebook do Município.

Viva seu Município mobiliza comunidade no Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais

Viva seu Município: CNM engaja gestores e disponibiliza dados da gestão municipal

Viva seu Município propõe balanço de dois anos de gestão e união para o futuro

Por: Amanda Maia