Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Presidente da AGM fala sobre mobilização municipalista em Goiânia

Terça, 24 de fevereiro de 2015.

AGMGrande mobilização de gestores municipais com a população e a imprensa está marcada para esta quinta-feira, 26 de fevereiro, na Capital de Goiás. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Gleudes Bernandes da Costa, contou que a intenção é despertar a sociedade e ocupar as principais páginas dos jornais para o tema A Gestão Municipal e a Crise Financeira.  A ação faz parte da Campanha Viva seu Município, idealizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e promovida pelas entidades municipalistas estaduais e regionais. 

“Nosso interesse é discutir isso com a sociedade, e trazer com clarezas dados e informações para que possam entender que essa crise não é por má gestão”, destacou o gestor. Ele também afirmou: “não há como ter gestão eficiente sem recursos”. Segundo Costa, assim como na maioria dos Municípios do país, 67% dos goianos tem menos de 20 mil habitantes e dependem das transferências dos Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das transferências fundo a fundo para gerirem as demandas principais da população. “Nosso intuito é demostrar que esse modelo de transferência de obrigação, sempre aumentando e os recursos não crescem com a mesma proporção, decreta falência dos Municípios brasileiros”, sinalizou. 

AGMPara que a manifestação alcance as expectativas dos organizadores, a AGM conclamou os prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas para estarem em frente a Assembleia Legislativa, à partir das 9h. De acordo com o presidente, além dos gestores municipais e da comunidade local, deputados estaduais e federais devem participar da ação. “Estamos otimistas que, a exemplo do ano do que fizemos ano passado, faremos uma grande mobilização”. 

A Associação tem orientado os prefeitos a decretarem ponto facultativo no dia e a colocarem faixas com esclarecimentos sobre a situação atual. Ele esclarece que a medida tem objetivo de conscientizar a população para o evento, e os motivos que os levaram a fazê-lo.