Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Semana do Municipalismo - Viva seu Município começa nesta segunda e vai até dia 26

Segunda, 22 de fevereiro de 2016. DivulgaçãoComeça nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a Semana Nacional do Municipalismo. Por meio de ações da campanha Viva seu Município, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a comemoração vai até sexta-feira, 26. Por meio de um hotsite vinculado ao portal da Confederação, os gestores municipais podem obter todas as informações que necessitam para envolver a população na causa municipalista.

C
om tema de impacto, a iniciativa este ano pretende despertar o cidadão comum para o seu poder de atuação junto aos poderes Legislativo e Executivo, a nível nacional e regional. 
Aposte, confie e Viva seu Município. A riqueza do Brasil nasce aqui. Juntos, vamos à luta para retirar os Municípios da escuridão onde foram jogados, sem luz de esperança. Esse é o tema e lema da semana da mobilização. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a atuação e a força que o municipalismo terá quando a população brasileira reconhecer sua força de atuação, e se unir aos seus governantes locais em busca de soluções.


"Você já deve ter ouvido ou lido algo sobre a crise que atinge a grande maioria dos Municípios há alguns anos. Portanto, não é de agora. Mas, nos últimos anos, alcançou níveis que deixaram os gestores sem qualquer condição de investir em obras que você, cidadão, pede. Os poucos recursos arrecadados pelo Município são empregados em áreas que a União e os Estados deixaram de atender como manda a Constituição", diz a mensagem do líder municipalista na página online da campanha. Ele cita três áreas como exemplo de sua afirmação: Saúde, Educação e Segurança.

Para Ziulkoski, Comunidade deve se juntar aos gestores municipais em uma luta comum a todos, a de "reivindicar que uma parte maior do bolo arrecadado pelos Municípios e enviado para o cofre da União seja dividido de forma mais democrática".

22022016_instrucao_vivaseumunicipioOrientação
Para orientar os gestores municipais na promoção da campanha um ciclo de mobilização está disponível no hotsite. Ao todo, são seis dicas que podem nortear a promoção da iniciativa. Além disso, dados que comprovam o cenário de crise financeira estão disponíveis para serem apresentados aos moradores dos Municípios. A primeira informação levantada pela CNM é de que 98.5% das administrações municipais estão sentindo os efeitos da crise. O tem refletido no pagamento dos servidores e na menor atuação do poder público local.

Divulgação
Durante todo esta semana, a CNM deve receber informações daqueles que promoverem ações da semana do Municipalistas e da campanha Viva seu Município. A entidade também aconselha a mobilização através das redes sociais Facebook, Twitter e Instagram – com uso da #VivaSeuMunicípio.

Mais informações aqui