Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Viva seu Município: CNM engaja gestores e disponibiliza dados da gestão municipal

Quarta, 20 de fevereiro de 2019.

Ag CNMA participação na campanha Viva seu Município deste ano tem um diferencial por se tratar de um período crucial para as prefeituras. Por estarem no meio do mandato, os gestores já podem prestar contas das ações realizadas nos dois primeiros anos e envolver a população de forma mais participativa na consolidação e na conclusão das iniciativas.

Dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia do Municipalismo e, desde 2014, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) busca sensibilizar agentes políticos, servidores municipais e a comunidade para o simbolismo da data e a efetividade de uma gestão compartilhada. Assim, são envolvidas também as entidades estaduais, as microrregionais e os consórcios – estruturas que garantem a interlocução com o público-alvo da campanha.

Para incentivar o diálogo e a transparência, a CNM disponibiliza, no hotsite da campanha, o Panorama, em que o usuário pode selecionar o Município e acessar o demonstrativo dos valores do 1% de julho, 1% de dezembro, repatriação, Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX), Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) e Redistribuição do ISS dos anos de 2017 e 2018. Com os dados em mãos, ele terá mais um dos mapeamentos feitos pela entidade, neste caso, focado em conquistas financeiras do movimento municipalista.

aG cnmEm nível regional
Como uma das propostas do Viva é a apresentação do maior número de informações à sociedade civil, a Confederação incentiva o levantamento desses e de outros números, como os disponibilizados na Área Exclusiva. Entre os assuntos a serem debatidos, citam-se a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; a plataforma CiDados IDMS – ferramenta que aplica o conceito de desenvolvimento municipal sustentável a partir de uma série de indicadores para diagnosticar o grau de um território –; e a captação de recursos, por meio da plataforma Êxitos.

Uma das entidades microrregionais que abraçou o propósito da campanha e lançou dois projetos em 2018 com a intenção de dar visibilidade às atividades é a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), em Santa Catarina. As iniciativas, +Memória na Escola e o Capacitação do Bem, estão em pleno funcionamento. A primeira se trata de um museu itinerante que oferece aos alunos a experiência de aprender história de maneira interativa por meio aulas práticas e jogos construídos especialmente para público infantil. E a segunda tem como objetivo manter atualizados os servidores públicos das prefeituras para o bom desempenho das funções e angariar donativos para as entidades de assistência social e de amparo a animais da região.

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias