Viva seu Município: Marema (SC) lança projeto com mensagens de celular para melhorar comunicação

Quinta, 21 de fevereiro de 2019.

Ag CNMEm um Município pequeno, com menos de 5 mil habitantes, a comunicação com a população é facilitada porque, geralmente, o prefeito é conhecido de todos e há uma aproximação maior entre as pessoas e os agentes políticos e servidores municipais. Por outro lado, existe a limitação dos veículos de comunicação oficiais e de cobertura local, como TVs, rádios, revistas e jornais para manter os moradores informados.

A prefeitura de Marema, em Santa Catarina, possui 1.952 habitantes e aproveitou a vantagem do tamanho – ocupa uma área de apenas 103 Km² - e do público reduzido para contornar as dificuldades de não ter estruturados os meios mais tradicionais de interação. Apostou no WhatsApp, uma ferramenta gratuita e acessível de qualquer smartphone, para estar em contato regularmente com quem tem interesse em receber as novidades da administração municipal.

Quem compartilhou a boa experiência do Conecta Marema por meio do site do Viva seu Município foi a assessora de imprensa Patrícia Vanzin. “Uma iniciativa simples, mas que causou um grande impacto no Município. A cidade não conta com nenhum meio de comunicação, como emissoras de rádio de televisão, e os jornais circulam esporadicamente. No entanto, a maioria dos moradores tem acesso à internet”, justifica.

Ag CNMApoio e interesse
Em fevereiro de 2017, eles decidiram então usar o aplicativo de mensagens. Com ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, cadastraram os números de cada família interessada. Diariamente, eles recebem informes da prefeitura e avisos das secretarias referentes à saúde, educação, assistência social, entre outros. Também é enviado para cada contato, nas listas de transmissão, um programa de rádio, com 10 minutos de informações oficiais da gestão local.

O prefeito Adilson Barella revela que a iniciativa resultou de uma proposta da própria prefeitura com a cobrança da comunidade de que houvesse a divulgação das ações. “Existia a vontade de transmitir em tempo mais real o que está acontecendo no Executivo e deixar a população a par. Muitas vezes, tem um trabalho bom que não é divulgado, no sentido de dar transparência também. É barato, prático, todo mundo que quer recebe e tem o retorno do munícipe”, lista.

O resultado não poderia ser outro. Engajamento da população, que se encontra mais atualizada das novidades. “Sabemos quando eles receberam a mensagem e o alcance é excelente. Com o programa de rádio, que também é enviado pelo celular, encontramos a maneira de ter uma fala rápida e que atinge o maior número de pessoas”, comemora Barella. Além dele, os secretários e a própria comunidade participam. “Se, por exemplo, vai ter um ato com a população, nós colhemos depoimentos e divulgamos. Quanto mais transparência dermos, principalmente para a destinação de recursos, mais ganhamos a confiança”, acredita.

Tem uma boa prática relacionada à prestação de contas e à participação da sociedade civil nas decisões e ações da gestão municipal? Compartilhe com a CNM e inspire gestores do Brasil a fazerem o mesmo.

Confira um dos programas de rádio transmitidos via WhatsApp e a página do Facebook do Município de Marema.

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias