Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Viva seu Município: reativação de viveiro em Xaxim (SC) gera economia de R$ 173 mil

Sexta, 22 de fevereiro de 2019.

Xaxim DivulgaçãoNo cumprimento das obrigações, o Município estabelece as prioridades seguindo critérios de custo e de demanda da população – das mais urgentes para as secundárias. Em Xaxim, Santa Catarina, ao se deparar com uma extensa lista de problemas e solicitações, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio de outras pastas e do gabinete do prefeito, apostou em uma solução aparentemente simples, mas de grande potencial: a reativação do viveiro municipal.

“Nem sempre o Município precisa comprar tudo de fornecedor para desenvolver campanhas, ações e/ou serviços públicos de qualidade e com agilidade. Muitas vezes, dentro da estrutura, existem recursos humanos e físicos que podem ser utilizados, baixando os custos”, sugere Janice Moser, responsável pelo projeto do gabinete do prefeito Lirio Dagort, que compartilhou a boa prática com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a campanha Viva seu Município.

Plantar para colher
Ao descrever a proposta, ela conta que eles avaliaram uma estrutura física existente e que estava em desuso para ofertar flores, hortaliças e árvores nativas frutíferas. A economia aos cofres públicos é de mais de R$ 173.660,00 e as vias, praças, rótulas, trevos, escolas, creches e departamentos públicos têm ornamentação garantida durante todo o ano. Houve ainda a recuperação de áreas degradadas.

 Xaxim 2Os agricultores da região foram incentivados a plantar e começaram a contribuir com a doação de árvores nativas frutíferas e hortaliças, multiplicando as áreas verdes e a produção para consumo próprio ou como renda. E, além de aumentar o interesse das pessoas por ações educativas e de meio ambiente, a comunidade também se motivou a instalar as próprias hortas, seja em suas residências, nas escolas ou comunitárias. O acesso às mudas é gratuito.

Confira as metas ousadas (e cumpridas!) pelo projeto Xaxim Colorido:

- produzir 160.000 mudas/ano de flores, sendo 80.000 de inverno (petúnia, boca de leão, amor perfeito) e verão (tagete, vinca, amor perfeito); aproximadamente 240.000 mudas/ano de hortaliças, incluindo alface, chicória, beterraba, repolho e tempero verde; 10.000 árvores nativas frutíferas por ano;
- ocupar 70% da produção de flores para a requalificação urbana por meio de embelezamento e ornamentação e para os programas e ações do Município; 50% da produção de árvores nativas frutíferas para recomposição de áreas degradadas, campanhas de meio ambiente e programas e ações do Município; 50% da produção de hortaliças para as escolas, hortas comunitárias e programas e ações do Município;
- ofertar à população 50 % da produção de árvores e hortaliças como incentivo à recuperação do meio ambiente, ao embelezamento e ao bem estar social e alimentar;
- doar 30% da produção de mudas de flores para a população;
- contribuir com os produtores rurais por meio de incentivo de recuperação de áreas degradadas, recuperação de apps e mata ciliar e incentivar o morador da área rural a embelezar e ornamentar sua propriedade;
- ofertar na estrutura do Viveiro Municipal espaço para atividades de educação ambiental e visitação de alunos da rede municipal/estadual e Universidades.

Campanha
Tem uma boa prática que envolve a população em prol do Município e promove a transparência? Conheça a campanha Viva seu Município, adote em sua cidade e compartilhe conosco!

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias