Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Viva seu Município: Salvador do Sul (RS) aposta em meios de comunicação e mídias sociais

Quinta, 14 de fevereiro de 2019.

14022019 Salvador do Sul A publicação na página do Facebook da prefeitura de Salvador do Sul (RS) em 13 de dezembro é a prova de que as práticas da campanha Viva seu Município podem ser replicadas durante o ano todo, aproximando gestor da população. Foram meses de aprendizado – e a certeza de que o diálogo e a união fazem um bom governo – para eles saíram da primeira ação, realizada em 24 de março do ano passado, a recente postagem na rede social: “Acompanhe hoje, a partir do meio-dia o programa do Governo Municipal Um Novo Tempo para Salvador do Sul na sintonia 91.3 FM. Hoje com a participação das professoras da Oma, Darlim Spies e Luana Fuhr de Oliveira”.

O prefeito Marco Aurélio Eckert lembra que tinha menos de 100 dias de gestão quando resolveu adotar a campanha, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) anualmente. Em 2018, ele e toda a equipe de secretários participaram de diversos atos nos meios de comunicação locais e nas ferramentas de mídia na internet para prestar contas à comunidade sobre a atual situação do Município e ouvir sugestões.

14022019 Salvador do Sul reuniao 1Naquele 24 de março, data da estreia, o grupo liderado por Eckert aproveitou a manhã para ir a rádio local falar sobre a reestruturação de pessoal na prefeitura, o corte de gastos com a redução de cargos em comissão, a invasão de um hacker no sistema da prefeitura e a organização das férias dos servidores. Durante a tarde, na página do Facebook, foram realizadas transmissões ao vivo com as secretárias da cultura, da agricultura e meio ambiente. O uso da ferramenta da rede social deu incentivo para eles continuarem apostando na comunicação – presencial ou virtual.

Aproximação
“É uma forma de aproximar a população do Executivo e das ações. Temos visão, como gestor, de deixar população a par do que está acontecendo, dos problemas, das dificuldades, conquistas, e virtudes, até mesmo para ele fazer avaliação do trabalho da equipe”, defende o prefeito. Ele diz que, ao compreender o que está acontecendo no seu Município, o cidadão pode ajudar a encontrar as soluções. Ele cita como exemplo a importância de informar o CPF e exigir a nota fiscal, que favorece a arrecadação de impostos e a possibilidade de reverter os recursos em bens para a cidade.

14022019 Viva seu Municipio Salvador do Sul 2Segundo Eckert, a participação em veículos de comunicação locais e nas mídias digitais requer tempo e esse é o maior desafio. “É para ser uma prática de governo, que uma ou duas vezes por mês a gente possa, principalmente pelas redes sociais, fazer prestação de contas e falar de temas interessantes, dos projetos em andamento na Câmara dos Vereadores, do asfaltamento das pistas, da construção de ciclovias, dos programas nas secretarias”, lista.

Outra meta para 2019 é a realização de enquetes no site e na página para interagir com o público. “Tem a ouvidoria, mas como usamos a página da prefeitura para lançar novidades e informar, eles podem dar o feedback diretamente, ter mais possibilidades de interação”, explica. Um bom exemplo a ser seguido por quem busca não só eleitores, mas fãs, seguidores e “compartilhadores”.

Leia mais

Viva seu Município: conheça quem já participou da campanha

Viva seu Município: consórcios são estratégia para inclusão da comunidade e gestão de resíduos

Por: Amanda Maia

Fotos: Prefeitura de Salvador do Sul (RS)

Da Agência CNM de Notícias