Viva seu município
Confederação Nacional de Municípios - CNM

Compartilhe:

Histórico da campanha

Lançada em 2014 com o propósito de fazer o cidadão compreender a realidade municipal, a campanha Viva seu Município se fortaleceu com o engajamento de milhares de prefeituras brasileiras, que atravessavam a pior crise financeira da história. A principal bandeira do movimento municipalista – equalizar as responsabilidades da administração local com os repasses e recursos disponíveis – entrou para o discurso e os debates do gestor com a população.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) anualmente, a campanha também coincide com o Dia do Municipalismo, celebrado em 23 de fevereiro. A data foi instituída pela Lei 12.639/2012 em homenagem àqueles que, todos os dias, buscam melhorias para a localidade em que vivem. Ao incentivar o diálogo e a transparência, por meio de reuniões, rodas de conversa e eventos, o Viva seu Município virou a oportunidade de os gestores e a comunidade lembrarem da data comemorativa e lutarem juntos por melhores condições nos Municípios.

Em sua primeira edição, a campanha obteve o engajamento de mais de 1.800 cidades, de 24 Estados. Os agentes públicos municipais aproveitaram a ocasião para apresentar à mídia – e consequentemente ter um alcance e conscientização maior – a dramática situação das prefeituras. Os ótimos resultados em 2014 e nos quatro anos seguintes garantiram à iniciativa um lugar permanente no calendário municipalista.

2019 – o ano da União

Neste ano, o Viva seu Município tem como lema: “Unidos pelos Municípios. Unidos pelo Brasil.”. Como as prefeituras estão no meio do mandato, a CNM destaca que gestores devem se valer deste momento para prestar contas e lembrar as ações feitas nos dois primeiros anos de gestão, convocando a população para juntos identificar os próximos desafios e buscar as soluções para os problemas.

Com transparência, diálogo, planejamento e execução das iniciativas em conjunto, será possível alcançar as melhorias. Fica, portanto, o convite para todos que se comprometem com o desenvolvimento do Município e das pessoas que vivem nele alinharem a condução das políticas e estratégias locais.

Ações:

Para aproximar a estrutura da administração municipal da população e possibilitar o diálogo, o gestor pode: